sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pare de reclamar!!!

abre_pobreza

Atendendo a pedidos, vou tentar atualizar o blog com maior frequencia, na medida do possível. Tempo e criatividade são coisas escassas nos últimos dias, mas... vamos lá.

Hoje quero falar sobre algo que me aconteceu ontem.

Após um farto almoço no restaurante da esquina, em companhia do meu pai, recebo na clínica um garoto com ar de desespero, implorando por trabalho. Por TRABALHO. Em momento algum esse garoto me pediu dinheiro ou comida… Ele só queria trabalhar.

Com o coração esmigalhado, resolvi arrumar algo para ele fazer e daria uma gorjeta. Coloquei o menino pra dentro e comecei a conversar com ele. Perguntei seu nome, onde morava. Quando, de repente, ele se põe a chorar de tal forma que até o ser mais frio e insensível do planeta iria se comover. Pergunto o porquê do choro e ele me diz, com vergonha, que se não levar dinheiro para casa até o final do dia, ele, a mãe e o irmãozinho de 3 meses seriam despejados. Que ele não conseguiria pois ninguém o deixa trabalhar… O pai faleceu e a mãe não consegue trabalhar pois seu irmãozinho de 3 meses faz hemodiálise todos os dias na Santa Casa desde que nasceu, e ela precisa ficar com ele no hospital.

Quando perguntei se ele já havia almoçado, ele respondeu que não estava com fome. Perguntei quando ele havia comido pela última vez e ele me respondeu que havia sido há mais de 24 horas.

Esse garoto, de 15 anos, é o “homem da casa”, a única fonte de renda dessa família que mal tem o que comer e onde morar. Uma responsabilidade que não cabe à um menino dessa idade.

Compramos dois marmitex para ele e conseguimos o valor que faltava para pagar o aluguel e evitar que eles fossem despejados.

Conhecia esse garoto há menos de 2 horas. Não tenho como afirmar que tudo que ele me disse era verdade, mas senti sinceridade no seu olhar, no seu choro. Posso ter me enganado, ter me passado por otária, não sei… Mas segui meu coração. Fiz o que minha consciência mandou.

Apesar de me decepcionar diariamente com o ser humano, acredito que ainda existem pessoas boas, sinceras e que não querem tirar proveito da bondade e ingenuidade alheia.

Isso tudo foi um “tapa na cara” pra mim, que muitas vezes me pego reclamando dos meu problemas, das dificuldades da minha vida. Diante desse menino, percebi que o que eu chamo de problema na verdade é um pequeno obstáculo a ser ultrapassado. O que eu chamo de dificuldade talvez seja até uma comodidade que eu espero para minha vida.

Acho que nada acontece por acaso na vida de cada um e essa lição que chegou até mim ontem e que eu tinha que aprender (ou quem sabe apenas relembrar) foi super válida.

Está na hora de olharmos o que temos ao redor e agradecer ao invés de sempre pedir mais. E se cada um fizer um pouquinho pelo próximo, juntos faremos um montão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário