terça-feira, 13 de março de 2012

Encontrei um animal na rua. E agora? O que fazer?

Fonte Imagem: http://www.blogdailha.org
Pessoas me procuram diariamente com essa dúvida. Se você viu um animal na rua, perdido ou abandonado, e pretende ajudar de alguma forma, entenda que, a partir do momento que você resgatá-lo ele passa a ser responsabilidade sua. É de extrema importância que você tenha consciência disso e não queira jogar a responsabilidade para outras pessoas com frases do tipo: “fiz minha parte tirando o animal da rua” ou “se ninguém quiser ficar com ele, terei que abandoná-lo novamente”. Estamos combinados? Então vamos lá. Estas são algumas recomendações que podem ajudar bastante caso você resgate um animal da rua.
Leve o animal imediatamente à uma clínica veterinária. Ele precisa ser examinado e, se necessário for, fazer algum exame ou tratamento. Muitas vezes, durante a consulta, o médico veterinário pode informar se o animal já é castrado ou não e tentar identificar sua idade aproximada. O médico veterinário também poderá indicar qual alimento é o mais adequado para esse animal.
Já que o animal não tem histórico nenhum (e infelizmente não fala), acho sempre válido um banho, tosa (se necessário), controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos, sarna) e vermifugação.
Com relação à vacinação, geralmente recomendo que aguarde uma semana, para observação de possíveis doenças que ainda não foram manifestadas e que podem estar incubadas. Se você já tem outros animais em casa, converse com o médico veterinário sobre a necessidade de isolamento deste novo animal. Isso é importante para poupar a saúde de seus animais. Se o animal não for castrado, esta é uma etapa importante após a vacinação. Nunca doe um animal sem que ele esteja castrado.
Agora vem a parte mais complicada e polêmica: pra onde ele irá? As ONGs e abrigos estão lotados. Protetores fazem o possível e o impossível com o que conseguem de doações. Passar a responsabilidade para outra pessoa sem arcar com os custos desse animal é absurdamente injusto. Se você não pode ou não pretende adotar esse animal, ele precisará de um lar temporário até que sua adoção seja concretizada. Caso você mesmo não possa oferecer o lar temporário, e nem encontre alguém disposto a fazê-lo, uma alternativa é manter esse animal em algum hotelzinho ou abrigo e realizar o pagamento da hospedagem enquanto aguarda adoção. Muitos hotéis oferecem um valor diferenciado para animais resgatados.
Se você optar em adotar esse animal, lembre-se que ele provavelmente já sofreu algum tipo de crueldade ou abandono e que traumas provavelmente estarão presentes. Esses animais geralmente necessitam de um tempo maior de adaptação ao novo lar, novo tutor e novos animais. Tenha paciência. Não desista logo no primeiro dia.
Coloque-se no lugar dele: passou fome, passou frio, sofreu violência e abandono. Já pensou em qual referência ele possui do ser humano? Ele precisa confiar em você e, assim como uma pessoa, isso pode levar algum tempo.
Estes são alguns passos para um “resgate bem sucedido”. Claro que muitas outras situações podem surgir, mas o mais importante é ter consciência que qualquer resgate é um ato de gratidão e deve ser realizado com responsabilidade. Não quero desencorajar ninguém, apenas mostrar o cenário real.
Cada um faz um pouco. Todos juntos somos fortes.

2 comentários:

  1. Dra Janaina!
    Sou admiradora de seu trabalho, e dos projetos, sempre que posso ajudo com alguma contribuição, assim como aconteceu com o multirão pinheirinho.

    A pouco tempo, resgatamos da rua uma gata e 6 filhotes q iam ser jogadas em um saco de lixo no rio, foram visto por um veterinário naquele momento e tudo ok. A maoria dos gatinhos foram adotados, ficamos com a mãe e um q foi devolvido pq era preto e arisco.

    Isso fazem mais de 4 meses, ha 3 semanas uma pinsher tbm adotada a 6 anos, atirada de um carro em minha rua, começou a apresentar vômitos, e o mesmo veterinário disse para dar plasil, ou calflam, algo assim não lembro nome.

    Estou viajando e eles ficaram todos aos cuidados do meu pai, tenho tbm mais 2 gatos e 3 yorks, e como a pinsher, estava pior essa semana, voltou o veterinário e foi constatado cianomose. Ontem soube disse. E na noite passada ela faleceu.

    Afim de outra opinião, levamos em um hospital veterinário e foram feitos os exames(hemograma), e descobrimos q os yorks estão bem, porém a pug de minha irmã está com virus. Eles ficam as quartas-feiras sempre juntos, qdo vão ao pet tomar banho. Todos irão fazer o tratamento, todos eram vacinados. Vacina V10.
    Minha dúvida é leio em todo lugar q não tem cura, a vetrinária disse q pode ter sido passada pelos gatos pq andavam na rua.

    Com tratamento adequado essa doença pode ter cura?
    É possivel q mesmo com as vacinas eles transmitam e peguem essa doença?
    Já estou desesperada e a dias sem dormir, férias quase canceladas, por mim voltava ao Brasil hoje.

    Desculpe esse monte de perguntas, e por não ir a vc, nem sua clínica, mas no desespero foi a forma q encontrei de entrar em contato com vc e como disse, confio e admiro muito seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Annebele
      A cinomose pode ter cura sim, mas depende muito do estágio da doença. Sabemos tbm que nenhuma vacina é 100%.
      Fique calma. O animal ser portador do vírus não significa que ele irá desenvolver a doença.
      Tem que acompanhar...
      Boa sorte!!!!
      Estou na torcida para que tudo termine bem.
      Beijos!!

      Excluir