domingo, 25 de março de 2012

Minha primeira manifestação–Por Andrea Guisti (@deiola)



deiola
“Lembro de ter no máximo cinco anos quando a Beagle da minha avó foi envenenada pela vizinha. No mesmo quintal, anos depois, organizei uma fila de potes de leite para oito filhotes que haviam nascido. Escondi no banheiro muitos resgatados para que a família não nos descobrisse. Também compactuei da mentira que ela havia ganhado uma das cachorras no sorteio da feira de animais. Entre tantas parcerias, minha avó me fez assim.
Eu deveria ser mais experiente por todo o histórico, mas meu grande defeito é a fraqueza. Não sou a melhor pessoa para acompanhar um bicho sofrendo, um resgate. Mas, em 2011, conheci protetoras incríveis e elas trouxeram de volta essa minha vontade de ajudar. Quando eu digo protetora falo de gente disposta, que resgata cão abandonado da favela, da estrada, que adota cadeirante e põe muito dinheiro do bolso pra manter a saúde de todos eles.
Não sou ninguém perto delas, ninguém. Mas agora eu não consigo passar por um cachorro abandonado sem brecar o carro e tentar pegá-lo. Ajudo com dinheiro, divulgação, procuro os perdidos e compro o que for necessário. Me achei assim.
Tenho uma melhor amiga em casa, há 13 anos, e isso explica muito. É claro que eu iria lutar contra os maus-tratos. A única causa que abraço, sem perceber, desde criança.  Em poucos minutos, minha mãe estava vestida para me acompanhar. Ganhamos fitas brancas e eu estava pronta para contribuir. Cartazes, cachorros, ONGs, camisetas, barulho e muitas pessoas. Inclusive, crianças, que entendiam muito bem o motivo de estarem caminhando.
As protetoras choravam de emoção. Ali também estavam as pessoas que eu não conhecia pessoalmente, só havia trocado mensagens sobre o tema na internet. Segui o percurso arrepiada, registrei os detalhes, auxiliei uma amiga que fazia reportagem e deixei minha primeira manifestação na avenida Paulista com sentimento de dever cumprido. Saí de lá e liguei pra minha avó.”
Andrea Giusti, 27 anos, jornalista, protetora, membro do Projeto SalvaCão

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A Andrea Giusti é uma pessoa incrível!! Linda por dentro e por fora, dona de um coração imenso. Um ser apaixonante.
      Foi um grande prazer publicar seu texto no meu blog. =D

      Excluir